top of page
  • Foto do escritorCarol Avileis

Deu gatilho?

Tá me dando gatilho! O que é isso, que agora virou meme? De onde veio essa história de dar gatilho?


Veio da expressão em inglês Trigger Warning (TW), que é usada em grupos de apoio a distúrbios alimentares (ED - eating disorders) e de autolesão (cutting/ self-harm). As pessoas com esses tipos de distúrbios tem alguns gatilhos emocionais muito fortes, que podem disparar eventos de anorexia e bulimia, por exemplo. Dessa forma, quando a pessoa vai escrever algo no grupo, ela costuma avisar que o testemunho dela pode causar o disparo de gatilho para aquelas pessoas que estiverem em momentos mais sensíveis e de crise. Role as imagens para entender como isso é feito.


Como tudo, seu uso na internet foi viralizado por uma pessoa que, aborrecida com uma menina que publicou o áudio de um bom dia "fofo" do seu pai, a acusou de disparar gatilhos nas pessoas que são órfãs ou acabaram de perder seu pai. (???) Talvez a partir de agora devamos pensar em cancelar o dia dos pais... Isso foi em Nov/19.

Depois disso, a @izycastelano postou uma foto sua e também foi acusada de dar gatilho, por uma seguidora que se dizia muito feia e a beleza dela dava gatilho nela. Aí extrapolamos um termo extremamente direcionado à pessoas doentes emocionalmente, usados dentro de grupos de apoio, para tudo na vida...

E você? Tem algo que dá gatilho? Como você lida com isso?

Vou sugerir, como costumo, um exercício para sua autocura.


Pegue o seu caderno, e escreva nele a situação que te incomodou. E depois descreva as emoções que você sentiu. Depois, tente entender o motivo disso te incomodar, escrevendo até achar o motivo primário. Quando você chegar nele, entenda as emoções envolvidas e libere. Deixe vir o choro, a dor, a mágoa. E agora traga para você os recursos que você precisa para se curar. Deixe ir embora tudo isso.



651 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page