Controlando a ansiedade com hipnose
- Carol Avileis
- 9 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Imagine a cena. Você está indo para o trabalho, fazendo seu caminho normal, quando vê mais à frente uma situação de perigo. Pode ser aquilo que você mais tem medo, pode ser algo totalmente novo, o perigo pode ser real ou imaginário. Pode ser um acidente entre veículos mais a frente, pode ser uma situação de assalto, pode até ser algo mais corriqueiro como uma blitz policial. Você se sente paralisado ao invés de tomar a ação imediata que é necessária no momento, se colocando ainda mais sob risco.

Agora imagine uma situação mais corriqueira. Você pega seus dois filhos na escola, depois de um dia de trabalho, e eles brigam no carro enquanto você tenta se concentrar em dirigir. Com o passar dos minutos, você sente um descontrole emocional intenso, e pode tanto ter um acesso de fúria quanto de choro. De qualquer forma, uma descarga emocional bastante negativa acontece e você fica exausto e frustrado depois dessa situação, sem contar que se colocou em risco, e colocou em risco as crianças, por esse descontrole enquanto dirigia.
Situações como essas são bastante comum na vida da maior parte das pessoas, mas são agravadas ainda mais no caso de pessoas ansiosas. A ansiedade dispara a níveis altíssimos, a ponto de subir a pressão arterial (ou, ao contrário, abaixar repentinamente), trazendo zonzeira, dores de cabeça, visão turva, tontura, sudorese e outros sintomas. O corpo do ansioso reage de forma exagerada e desproporcional, bloqueando as reações instintivas que a pessoa precisaria ter para contornar ou sair da situação de perigo.
O tratamento terapêutico utilizando a hipnose pode ajudar você a superar esses momentos com mais controle e segurança. A hipnose é uma ferramenta maravilhosa com a qual você pode mudar sua vida, trabalhando dentro de um ambiente lúdico e mágico, na sua própria mente. Para pessoas que têm essas descargas emocionais violentas, podemos criar sob hipnose uma âncora de local seguro. Associamos pela hipnose um estímulo neutro, como um toque especial com as mãos, a uma sensação de calma e segurança trazida por determinada cena. Ao instalar esse recurso em hipnose, e ao repetir-se esse estímulo ao longo dos dias, a pessoa consegue automatizar a emoção vinculada a esse estímulo neutro, e o alívio vem imediatamente depois de acionada a âncora, em pouco tempo.

No nosso exemplo, você está dirigindo e vê um acidente mais a frente. Faz o gesto instalado em hipnose com a mão e imediatamente se sente calmo o suficiente para diminuir a velocidade, ligar o pisca-alerta, desviar se for preciso. Ou na cena da briga entre os filhos. Você faz o gesto com as mãos, respira profundamente e sente a calma e a segurança que vêm com a âncora de local seguro. Você agora estará presente e consciente de suas ações, e não dominado pelas emoções que invadiriam seu corpo nessa situação. Conversa com os filhos e toma as ações disciplinares que, conscientemente, quer tomar.
Você quer ter mais controle da sua vida? Permita-se fazer hipnose. :-)
Comments