top of page
  • Foto do escritorCarol Avileis

Uso de laxantes ajudam a emagrecer?

Atualizado: 24 de jul. de 2020

Os laxantes são medicamentos que não tem seu uso controlado e que favorecem o movimento do intestino grosso além de reter água no intestino, facilitando a movimentação das fezes. A indicação do uso de laxantes é para prisão de ventre ou no preparo de procedimentos de colonoscopia, por exemplo. Entretanto, é comum, principalmente entre as mulheres, o abuso dos laxantes para melhorar a pele e na perda de peso.



Esse abuso de laxantes acontece quando uma pessoa tenta eliminar calorias, perder peso, sentir-se vazio ou magro através do uso frequente e repetitivo de laxantes. As pessoas que fazem uso de laxante para emagrecer na verdade não estão tendo esse resultado desejado, porque a absorção de nutrientes e calorias acontece no intestino delgado, enquanto a ação dos laxantes dá-se somente depois, no intestino grosso. O abuso de laxante é sério e perigoso, porque desequilibra os eletrólitos do corpo e pode trazer complicações intestinais que vamos falar mais pra frente nesse post.

As declarações da Bruna Marquezine no seu Instagram em 2018, dizendo que fez uso de laxantes para emagrecer, ficaram famosas e levantaram esse tema, porém o uso desse medicamento ainda persiste.



O mito do laxante


A crença de que os laxantes são eficazes para o controle de peso é um mito.


Na verdade, quando os laxantes fazem efeito no intestino grosso, a maioria dos alimentos e calorias já foram absorvidos pelo intestino delgado. Embora os laxantes estimulem artificialmente o intestino grosso a esvaziar, a perda de peso causada por um movimento intestinal induzido por laxante contém pouca comida, gordura ou calorias. Na verdade, os laxantes apenas causam perda, do cólon, de água, sais minerais, eletrólitos, fibras e resíduos que não podem ser digeridos.



Esse peso perdido na verdade é água, e retorna ao corpo assim que a pessoa beber qualquer líquido e o corpo se rehidratar. Ou seja, não há perda de peso ou emagrecimento real!


De acordo com a própria bula de um desses medicamentos:


Como laxante que atua no intestino grosso, Lacto-Purga® estimula o processo natural de evacuação na região inferior do trato gastrointestinal. Dessa maneira, não altera a digestão ou a absorção de calorias ou nutrientes essenciais. (...) Laxantes estimulantes do movimento intestinal, incluindo Lacto-Purga®, não auxiliam na perda de peso.


Se a pessoa que toma laxantes de forma frequente, geralmente todo dia, não se hidratar, aí sim ela corre o risco de se desidratar, o que sobrecarrega ainda mais os órgãos e que pode causar a morte, em última instância. Quanto mais laxante a pessoa toma, mais ela desidrata, dando ao corpo uma mensagem que reter água é preciso. Aí, esse inchaço é percebido pela pessoa, que acaba aumentando as doses do laxante, o que agrava ainda mais o problema. Dessa forma, o risco de desidratação frequente só aumenta o inchaço (edema), ao invés de diminuí-lo.


O mal que o abuso de laxantes pode trazer pra sua saúde



  • Perturbação do balanço eletrolítico e sais minerais. Sódio, potássio, magnésio e fósforo são eletrólitos e minerais presentes em quantidades muito específicas, necessárias para o funcionamento adequado dos nervos e músculos, incluindo os do cólon e do coração. Perturbar esse equilíbrio delicado pode causar o funcionamento inadequado desses órgãos vitais.

  • A desidratação grave pode causar tremores, fraqueza, visão embaçada, desmaio, danos nos rins e, em casos extremos, morte. A desidratação geralmente requer tratamento médico.

  • A dependência de laxantes ocorre pelo uso crônico e excessivo. Isso pode fazer com que o cólon pare de reagir às doses habituais de laxantes, de modo que quantidades cada vez maiores de laxantes possam ser necessárias para produzir movimentos intestinais.

  • Podem ocorrer danos nos órgãos internos, incluindo cólon "preguiçoso", infecção do cólon, síndrome do intestino irritável e, raramente, danos no fígado. O abuso laxante crônico pode contribuir para o risco de câncer de cólon.

De acordo com a bula do mesmo laxante:

O uso por longo tempo pode provocar a perda de líquidos, sais minerais e a diminuição de potássio no sangue. A perda de líquidos pelo intestino pode levar a desidratação, tendo como sintomas sede e baixa produção de urina. (...)
O uso a longo prazo em altas doses pode causar diarreia crônica, dor abdominal, diminuição do potássio no sangue, produção excessiva do hormônio aldosterona, causando aumento da pressão arterial e cálculo renal. Há casos de lesão grave dos rins, alteração na acidez do sangue e fraqueza muscular por causa da diminuição do potássio.

O que fazer para largar os laxantes?


Para superar o abuso de laxantes, é necessário trabalhar com uma equipe de profissionais de saúde com experiência no tratamento de distúrbios alimentares, incluindo um psiquiatra, psicoterapeuta e um nutricionista especializado.


O apoio de amigos e familiares próximos também é ajuda muito! O acolhimento é extremamente necessário.



Outra coisa que pode ajudar muito na recuperação é que a pessoa se informe sobre os reais efeitos do laxante, e compreenda que ele não está realmente contribuindo para a perda de peso. Isso se torna apenas um consolo psicológico, que com certeza tem as características de vício psicológico depois que o comportamento fica estabelecido por tempo suficiente.


Você precisa de ajuda para deixar os medicamentos para trás? Manda um email pra mim que eu te ajudo.


Referências:



1.824 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page