top of page
  • Foto do escritorCarol Avileis

Hakuna Matata e Ubuntu: vivendo o ciclo da vida agora


Hakuna Matata, que se tornou mundialmente conhecido depois do sucesso do filme "Rei Leão", quer dizer "sem preocupações" na língua Swahili, língua de origem africana falada em alguns países da Africa Oriental. Essa expressão é usada muito pelo povo falante da língua Swahili como forma de desejar "vida longa". Vale a pena uma reflexão dessa expressão pra aplicação no momento atual!



Nesse momento onde a ansiedade se espalhou talvez mais ainda do que o coronavírus, lembrar do filme do Rei Leão, onde o Simba fugiu da culpa pela morte do seu pai, de sua família, de sua mãe, e encontrou na selva liberdade na frase Hakuna Matata - sem preocupações, talvez nos valha uma boa reflexão.

Essa frase - Hakuna Matata - faz parte de uma filosofia maior - Ubuntu. O Ubuntu invade toda a filosofia da África, independentemente da língua falada, e expressa a ideia do coletivo, da humanidade para todos e por todos. Ubuntu resume e soma todas as virtudes humanas, como explica Nelson Mandela:

Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?



Nesse momento da nossa história, pensar de forma coletiva, imaginar que a minha decisão de sair de casa ou ficar pode influenciar em outras vidas, literalmente, Ubuntu traz uma forma de pensar que pode sim ser libertadora. E se, ao invés do medo por mim mesma e pelos meus queridos, eu entendesse que somos todos um, e que nosso comportamento como coletividade influencia na minha forma de sentir, como indivíduo? E se eu me sentir como parte do todo, poderei tirar parte da atenção e do foco daqueles pensamentos que me trazem medo e pânico e ansiedade?

De acordo com a escritura africana Gertrude Matshe:

Eu sou porque você é. A raça humana é uma só. No Ubuntu não tem eu, não tem você, tem só o nós.


Quando eu entendo a filosofia Ubuntu, entendo que a prioridade é nos recuperarmos como raça humana, nos livrar de um microrganismo que nos ameaça igualmente, negros e brancos, ricos e pobres. Que a prioridade é aprendermos novamente que nossas ações individuais mudam nossa história como coletivo, que sairemos dessa sim, mas só se estivermos unidos. E sairemos mais fortes do que antes de entrarmos, menos individualistas, como uma só raça, a raça humana.



O conceito do filme Rei Leão foi aprovado em 1988, no mesmo ano em que um show de música enorme em Londres foi realizado em homenagem ao aniversário de 70 anos de Nelson Mandela ("Nelson Mandela 70th Birthday Tribute"), que estava há 25 anos preso devido à sua luta contra o Apartheid na África do Sul.



18 meses depois do show, cai o muro de Berlin, e 3 meses depois da queda do muro, Nelson Mandela é libertado da prisão, depois de cumprir 27 anos de sentença (1990). Em 1994, Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul, marcando assim uma nova era para a África do Sul, devolvendo o país para seus moradores, quer eles sejam brancos ou negros, e extinguindo definitivamente o Apartheid. Nesse mesmo ano, o Rei Leão é lançado nos cinemas, trazendo então, coincidentemente ou não, uma analogia entre Simba e Nelson Mandela:

  • Ambos aprenderam Ubuntu quando eram pequenos. O pai de Simba lhe disse: "Enquanto os outros pensam no que podem ganhar, um verdadeiro rei pensa no que ele pode dar."

  • Ambos ficaram afastados de sua nação por muitos anos, Mandela na prisão, Simba, no exílio.

  • Ambos voltam para casa com a prioridade inteiramente voltada para recuperar sua nação, e nunca pensando em vingança. Essa é a verdadeira filosofia Ubuntu.



Eu convido você a pensar se hoje vive essa mesma analogia. Você também foi retirado do seu conviveu social por algo muito maior do que você mesmo. Não está no exílio, como Simba, nem na prisão, como Mandela, mas talvez esteja em um isolamento social, atrás de uma máscara, que te traga a mesma sensação que eles tiveram. O mundo parece menor e não parece ser mais o mesmo. Você pode, se quiser, adotar a filosofia Ubuntu, que deu forças e esperanças aos dois personagens. Você pode também imaginar que tudo isso vale a pena. Como disse Nelson Mandela:

Um vencedor é um sonhador que nunca desistiu.

Você pode se libertar da angústia, da ansiedade, da solidão, se lembrar que não somos um, somos todos. Que eu sou porque nós somos! E finalizo com mais uma frase do Rei Leão:

Olha para dentro de ti mesmo. És mais do que aquilo em que te tornaste. Deves tomar o teu papel no círculo da vida.
706 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page