O que eu posso fazer pra sair do efeito sanfona?
- Carol Avileis
- 16 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Se vocês já fez mais de uma dieta, sabe que dieta não funciona. Você emagrece, depois engorda de novo. Tudo de novo.
Psiu, a culpa não é sua. É do método. Não funciona mesmo.
Como sair do efeito sanfona? No longo prazo. Abaixo te dou 3 dicas que se aplicadas com consistência, sozinhas, já vão te fazer emagrecer.
Dica 1 - Pare de fazer dieta

No lugar da dieta, simplesmente coma normalmente. Isso não quer dizer que tá liberado, ou que tem algo restrito. Faça esse exercício: imagine que você quer dar comida pra seu filho, ou sobrinho. Uma criança. Lógico que você vai querer que ela coma comida nas refeições principais, vai limitar a quantidade e a hora das guloseimas, certo? Agora faça a mesma coisa com você mesma. Imagine que você deve cuidar da própria saúde, como uma criança que precisa crescer e se desenvolver, e precisa aprender a comer direitinho.
Além disso, comece a prestar atenção na sua saciedade, na velocidade que você come, e no gosto dos alimentos. Quanto mais presente e consciente no momento da refeição você estiver, melhor será sua percepção de sensações há muito tempo esquecidas, como as de saciedade por exemplo.
Dica 2 - Sem pressa e sem pausa

Seu corpo tem uma programação de sobrevivência chamada homeostase. Isso quer dizer que ele gasta bastante do seu orçamento energético para manter tudo funcionando em equilíbrio e da mesma forma no seu corpo. E isso é maravilhoso, porque garante sua sobrevivência. Mas isso também quer dizer que qualquer peso que você perca rápido irá ganhar de novo, e muitas vezes até mais, justamente porque seu corpo volta ao equilíbrio para manutenção da homeostase.
Além disso, se você se preocupar em perder peso rápido, sua ansiedade vai aumentar devido ao grande problema no orçamento energético que seu corpo está enfrentando com a dieta. Para perder peso, muita mudança é necessária e muitos resíduos são produzidos, e o corpo está se esforçando por dar conta disso tudo. A ansiedade sentida nessa batalha do corpo aumentará as chances de você comer de forma automática, inconsciente.
Mantenha o ritmo, sempre. É melhor perder pouco, ao longo de muito tempo. Assim seu corpo irá se adaptar a cada pequena mudança de forma mais duradoura.
Dica 3 - Busque algo que te dê prazer

O que você fazia e gostava muito, e, por algum motivo, parou de fazer? O que isso tem a ver com emagrecimento? Tudo. Nós precisamos de algo recompensador para manter comportamentos desejáveis na nossa vida. Quando você faz dieta, nada te recompensa. Você fica ansiosa, se sente fraca, perde colágeno, sente cansaço. Ao se pesar na balança, às vezes pode até ficar animada, só pra desanimar na próxima pesagem. E a recompensa de ver quilos perdidos é estar mais próxima do fim da dieta. Que só vai te levar a engordar tudo de novo.
Então o reforço de um comportamento saudável e carinhoso perante você e a comida tem que estar externo ao processo em si. Por isso, procure algo que traga essa sensação de completude de volta pra sua vida. Pode ser tocar um instrumento, fazer um esporte, escrever, dançar. Resgate algo que te traz prazer na vida.
Ao ocupar seu prazer com um hobby, você irá tirar o foco do prazer da comida e redirecionar pra uma coisa externa e super positiva pra você.
Viva. Não sobreviva.

Mantenha em Mente: a vida vale a pena ser vivida, e ela só existe nesse momento presente. Cada dia que passa deve ser profunda e intensamente vivido. Essa consciência irá ajudar você a resgatar a alegria de viver, desfocando da comida como o problema.
A comida não é o problema, e engordar é só um sintoma.
Comments