top of page

Entendendo as diferenças entre os transtornos alimentares

Atualizado: 20 de set. de 2023

Existe uma confusão enorme entre anorexia nervosa purgativa e bulimia nervosa. As diferenças são sutis, e até os médicos muitas vezes fazem o diagnóstico de forma equivocada, pelas intersecções que existem entre cada doença.



É importante compreender que para o diagnóstico de um transtorno alimentar, só se pode ter um transtorno a cada período. Ou seja, ou se tem anorexia, ou se tem bulimia, ou se tem compulsão alimentar, ou ainda outros tipos de transtornos alimentares já classificados pelos compêndios médicos psiquiátricos. Ou seja, eles são mutualmente excludentes, você só pode ter um tipo, pelos últimos 3 meses, mas pode transitar entre um tipo e outro durante a vida de transtorno alimentar, e isso é bem normal.


Anorexia nervosa

Esse tipo de transtorno alimentar tem como sintomatologia, durante os últimos 3 meses:

  • A restrição de ingestão de energia, levando a uma diminuição de peso considerável;

  • Medo intenso de ganhar peso e ficar gorda;

  • A avaliação de peso e formato do corpo pela pessoa é bastante comprometida;

  • Falta de reconhecimento da gravidade e da seriedade do baixo peso atual.

Os subtipos de anorexia são a anorexia restritiva e a anorexia purgativa.


Anorexia restritiva é aquela que, durante os últimos 3 meses, o baixo peso foi atingido pela restrição de ingestão calórica, quer seja por dietas, jejuns e/ou exercícios físicos intensos, mas que não houveram episódios de compulsão alimentar ou comportamentos purgativos.


Anorexia purgativa é aquela que, durante os últimos 3 meses, houveram episódios de compulsão alimentar acompanhados por comportamentos purgativos, que podem ser realizados por uso de laxantes, diuréticos, vômito autoinduzido, uso de remédios para vomitar, ou uma combinação desses comportamentos.


A gravidade da anorexia nervosa é medida pelo IMC (índice de massa corporal), e vai de leve até extremo.


Bulimia Nervosa

A bulimia nervosa é caracterizada pela dupla compulsão-purgação:

  • Durante um período de tempo definido, por exemplo, um período de 2 horas, é ingerida uma quantidade de alimento significativamente maior que a média das pessoas ingerem nesse período, sob circunstâncias similares;

  • Sensação clara de falta de controle sobre o episódio de compulsão alimentar;

  • Sensação de culpa, tristeza e/ou angústia sobre o comportamento compulsivo;

  • O comportamento compensatório que se segue à compulsão pode ser desde jejum e exercícios físicos intensos até o uso de laxantes, diuréticos, remédios que provocam o vômito e vômitos autoinduzidos. Esse comportamento de compulsão aliado a um comportamento compensatório deve ter acontecido pelo menos uma vez por semana durante os últimos 3 meses;

  • A autoimagem também é influenciada primariamente pela forma como a pessoa percebe o peso e a forma corporal, similar a anorexia.

A gravidade da bulimia nervosa é medida pelo número de vezes em que esse ciclo de compulsão- purgação acontece em uma semana, indo de leve (1-3 vezes por semana) até grave (acima de 14 vezes por semana).


Diferenças entre Anorexia Purgativa e Bulimia

A principal diferença entre bulimia e anorexia purgativa é o peso corporal, de acordo com o IMC. Na anorexia, há um baixo peso corporal, enquanto na bulimia, por definição, a pessoa tem um peso normal. Mesmo quando uma pessoa tem episódio de compulsão- purgação, se ela tem um baixo peso corporal, o diagnóstico de anorexia supera o diagnóstico de bulimia.


Anorexia Nervosa Atípica

O indivíduo tem todos os critérios diagnósticos da anorexia, com exceção de que ela ainda tem um peso corporal normal, apesar da perda de peso rápida. A grande confusão está em achar que quem tem anorexia nervosa atípica é aquela pessoa que, apesar dos comportamentos anoréxicos, não perde peso. Isso não é verdade. Ela perde peso, porém ainda está com o peso considerado normal ou com sobrepeso. Aqui acontece uma confusão de diagnóstico com a bulimia nervosa, especialmente se o subtipo de anorexia for a purgativa.


Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar tem as mesmas características da bulimia, porém sem o comportamento compensatório após os episódios de compulsão. A compulsão alimentar é erroneamente associada à obesidade. Uma coisa interessante é que o tratamento da compulsão alimentar geralmente tem uma resposta muito melhor que o paciente de bulimia ao tratamento.


Transtorno Purgativo

O transtorno purgativo acontece quando o paciente utiliza comportamentos compensatórios não associados a episódios de compulsão alimentar.


Qual o transtorno alimentar mais grave?

Como elencar em um ranking esses transtornos em termos de gravidade?

Todos eles são graves, é importante ressaltar. Mas se tivermos que colocar em termos de gravidade, levando em consideração o maior risco de morte, essa lista estaria da seguinte forma, do mais grave para o menos grave (mas ainda bastante grave):


  1. Anorexia nervosa

  2. Anorexia nervosa atípica

  3. Bulimia nervosa

  4. Transtorno purgativo

  5. Compulsão alimentar

Se você tem alguém próximo sofrendo com transtornos alimentares, saiba que ele precisa de ajuda. Não adianta tentar controlar sua alimentação, ou "ficar de olho". Uma equipe multidisciplinar composta de psiquiatra, psicoterapeuta e nutricionista comportamental especializados precisa ser acionada e o tratamento deve começar o mais rápido possível. Quanto mais cedo o tratamento se iniciar, melhores são os prognósticos.

Entre em contato comigo para maiores informações!


Comments


bottom of page