Como escapar dos exageros das 6 horas da tarde
- Carol Avileis
- 23 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Muitas clientes chegam pra mim com essa queixa comum. Durante o dia, passam bem do ponto de vista alimentar. Conseguem perceber sua fome, comer com tranquilidade e sem exageros. Mas, ao chegar perto das 18hrs, parece que algo acontece que tira muitas do eixo. Elas começam a beliscar, comer qualquer coisa que estiver disponível, e muitas vezes sofrem verdadeiros episódios compulsivos.

O que acontece por volta das 18h?
Fome fisiológica

Geralmente às 18hrs já tivemos um grande espaçamento desde o almoço e existe uma necessidade energética que precisa ser cumprida. Por isso, mesmo que o horário seja inconveniente, precisamos comer.
Fome emocional

Muitas de nós trabalhamos o dia inteiro, desde cedo, na correria. Cuidamos de muitos assuntos, pessoais, profissionais, filho, escola online... às 18hrs seria o horário do fim do expediente. Existe uma relação entre o fim de algo e o começo do relaxamento envolvendo uma refeição, para a maioria dos ambientes sociais e culturais.
Cansaço físico

A sensação de cansaço físico normalmente é entendida pela nossa mente como fome. Se eu estou cansada e ainda tenho muito o que fazer, comida irá me dar mais energia para aguentar até o fim da jornada.
Como escapar do exagero das 18h?

Comendo. Se programando para fazer uma refeição nesse horário. Realmente muitas vezes o horário é inconveniente, ainda não deu tempo de preparar o jantar, para poder sentar e comer nesse momento. Por isso, verifique o que pode ser adiantado na noite anterior, ou no fim de semana. Se prepare para ter comida disponível nesse horário, sente-se e coma confortável e calmamente, até ficar saciada.
Se você tiver fome mais tarde, não tem problema. Ao longo dos dias, seu corpo irá se adaptar com o novo orçamento energético e você também. Pode ser que queira algo mais leve mais tarde, como um iogurte, ou frutas, ou um chá com bolacha. Não importa. Permita-se escutar seu corpo.
Comments