top of page

6 dicas para se livrar da tristeza e melancolia

Tristeza. subst. fem. qualidade ou estado de triste; estado afetivo caracterizado pela falta de alegria, pela melancolia.

Você pode sentindo tristeza, por tantos motivos e por nenhum motivo ao mesmo tempo. Quando a tristeza profunda ultrapassa 15 dias, você pode estar entrando em um processo depressivo. Uma dica bem legal para que você possa cortar a tristeza e voltar a sorrir novamente: Sabe a luz no fim do túnel?


Dica No. 1

É o sol, 🌞batendo na janela do seu quarto, como diria o poeta Renato Russo. O sol 🌻espanta a tristeza, porque, quando você se expõe ao sol, seu corpo produz serotonina, o chamado hormônio da felicidade. Além disso, você produz vitamina D. ☀️O papel dessa vitamina vai desde abastecer seu sistema autoimune até aumentar a massa muscular. O fato é que a vitamina D controla o delicado balanço entre cálcio e fósforo no nosso organismo, e o impacto dessa regulação é tão amplo que ainda está sendo estudado por muitas universidades por todo mundo. ☀️☀️Está provado que a carência de vitamina D aumenta a possibilidade de você entrar em depressão. Portanto, deixe o seu medo de sol pra lá e absorva a felicidade em forma de raios. Quando você estiver no sol, imagine que um triângulo 🔺 está entrando em cada um dos seus poros, inspire e expire profundamente, como se recebesse a energia do sol ☀️nesse momento. Procure se concentrar nos triângulos entrando na pele.



Melancolia. subst. fem. estado de grande tristeza e desencanto geral; depressão.

É diferente da tristeza porque é uma tristeza profunda e prolongada, superando os 15 dias que comentei anteriormente. Ainda não é depressão! Mas é uma precursora da depressão... e por isso requer atenção e ação imediata. Isso porque o cérebro, exposto a uma prolongada emoção (química), altera sua própria forma de trabalhar (química também), se adaptando a uma nova realidade. Aí sim, a depressão se instala. A melancolia pode ser tratada ainda sem medicamentos (química)!

Dica No. 2

🎼”Quem canta seus males espanta”. Essa frase, atribuída a Don Quixote, de Miguel de Cervantes, é a resposta mais rápida que você pode encontrar para mudar seu padrão de humor.

🎧Quando você perceber que está melancólico, escolha uma música do seu gosto, que normalmente melhoraria seu estado de espírito. Uma música que lhe faria dançar, que lhe faria cantar no chuveiro ou no carro. Conscientemente decida mudar seu padrão emocional. Coloque a música no repeat e viva a letra, o som, a imagem, até que o propósito da música se cumpra. Depois mude pra outra música de impacto semelhante. Quem ouve músicas tristes quando está com melancolia, reforça a química do cérebro que produz a tristeza, decide ficar nessa química e abre as portas para que isso evolua para a depressão. Vamos começar hoje então? Coloque sua música, feche os olhos e se joga. Depois volta aqui e me conta o que aconteceu.

Distimia. subst. fem. um subtipo da depressão caracterizado por um estado de desânimo, irritação e mau humor.

Saia dessa! Antes que a tristeza vire melancolia, antes que a melancolia vire distimia, antes que distimia vire depressão leve. Observe quando a tristeza passou do tempo normal de existir, quando você já deveria ter começado a melhorar e não melhora, quando um dia depois do outro não está sendo o melhor remédio. No diagnóstico da depressão, o médico (único que pode dar esse diagnóstico!), identifica dentro os sintomas a falta de prazer na vida do paciente. Faz parte do processo patológico a perda de energia até para se fazer aquilo que se ama na vida, como um hobby, por exemplo.

Dica No. 3

Lembre-se do que você gosta de fazer, por prazer. Se você curte tirar fotos, pintar, colorir um livro de mandalas, desenhar, fazer crochê, ler, tocar um instrumento, jardinagem ou montar quebra-cabeças, retome seu hobby, como tratamento pra sua tristeza. Se você não tem nenhum hobby, ou ele não pode ser praticado agora (como esquiar, se você mora no Brasil 😄), busque algo novo, tente e experimente. O benefício de fazer algo que te dê prazer, simplesmente pelo prazer de fazer, irá tirar sua atenção por algum tempo dos pensamentos em loop que te derrubam, que te trazem tristezas e infelicidade. Esse tempo liberando os hormônios do prazer irão, devagar, reequilibrar a química do seu cérebro, tornando, aí sim, um dia depois do outro seu melhor amigo. 😃


Depressão. subst. fem. doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos.

Depois de um tempo sentindo uma tristeza profunda, você entende que sua funcionalidade (trabalho, estudo, família, casa) está sendo afetado. Ouve e lê sobre depressão, marca uma consulta com o psiquiatra do seu convênio. Depois de 15 min de conversa, ele prescreve um ansiolítico controlado e pede o retorno em 30 dias. Você toma tudo direitinho, pode ser que se sinta melhor, pode ser que seja afetado pelos efeitos colaterais. Conhece essa história? O que falta aí?

Dica No. 4

A depressão é causada por um desequilíbrio entre os neurotransmissores no seu cérebro. E o que causa esse desequilíbrio? Predisposição genética sim, causas hormonais também. Mas geralmente isso não é suficiente! Um evento, uma situação ou estímulo antigo ou recente, que você provavelmente nem está ciente, gera o que Freud chamou de pulsões. São emoções carregadas de energia que estão continuamente influenciando seu inconsciente, até que eventualmente ocorre a somatização. A depressão se instala. A hipnose te auxilia a encontrar esse evento sensibilizador, entendê-lo e neutralizá-lo. Você possui o potencial de autocura, e o terapeuta irá te guiar nesse caminho. Resolvida a causa raiz, você e o psiquiatra irão trabalhar no “desmame” do medicamento.


Angústia. subst.fem. Estado de ansiedade, inquietude; sofrimento, tormento. Às vezes com motivo, outras sem um motivo que possa ser explicado para alguém, você sente um aperto no peito, uma vontade de ficar e de fugir, de chorar e de dormir, às vezes até de morrer. Parece medo, parece solidão, parece desespero. Pode até ser tudo isso e nada disso. Todo mundo passa por isso em algum ponto. Existem pessoas que passam mais vezes que outras, por uma disposição de personalidade, por exemplo, ou por uma evolução de um luto mal resolvido, depressão, crises de ansiedade.

Dica No. 5

Existe uma força enorme na palavra. 💬 Em todas religiões, credos, seitas, e até ordens iniciáticas, é indicado o uso da palavra escrita para autoconhecimento, desabafo, insights e muitas outras finalidades. Na psicologia, é indicado o uso de um diário para externar sentimentos. Na autoajuda é indicado o caderno para escrever motivos de ser grato. Em resumo! TODO mundo está falando a mesma coisa!📢 Tenha um caderno pessoal, 📕escreva. Sobre o que você precisar que saia da sua mente e entre no caderno ✏️. Sobre situações e emoções. Descobertas e desesperos. Existe uma força enorme em escrever 🔏o que pensamos, maior ainda do que falar o que pensamos. Quando você estiver angustiado, somente escreva. 📖 Deixe sair tudo o que vier, mesmo que não tenha logica! E não vale escrever no computador ou celular! Tem que ser a mão 📝 pra dar certo. .


Pensamentos circulares. expr. idiomática. ideias que aparecem na nossa mente que não levam à solução alguma, mas que permanecem dando voltas ao redor de um mesmo tema e recorrendo às mesmas ideias sem acrescentar nada. São armadilhas mentais.

Aquele momento em que você não consegue pensar em outra coisa, não consegue se concentrar no trabalho, e também não consegue achar uma solução pro problema que te prende. Muito frequentemente, não consegue dormir, ou acorda no meio da noite com esses pensamentos e então não dorme mais. Isso acontece com todo mundo, mas pode ser que aconteça com mais frequência com você. Quando você deve se preocupar com isso? Quando isso afeta sua funcionalidade. Isso quer dizer que você está sendo impactado no seu desempenho profissional, pessoal, no seu relacionamento e na sua saúde por exemplo.


Dica No. 6

Procure momentos de meditação. A meditação pode acontecer enquanto você pratica um esporte, quando está trabalhando em algo manual ou até na posição de lótus tradicional, não importa. O que importa é que na meditação sua atenção está totalmente focada no presente e em algo específico, de forma que você consegue desligar esses pensamentos circulares por esses momentos. Uma forma bastante comum e popular de meditação atualmente é o mindfulness. Apenas 5 min por dia já trazem enormes benefícios.

Como começar a meditação?

A maioria das pessoas que fizeram essa pergunta dizia que não conseguia se concentrar em nada, ou porque tem depressão, toma medicamentos, ou porque é tão agitada que “meditação não tem nada a ver comigo”. Como tudo o que a gente começa na vida, não é tão simples nem automático no começo. Ou por problemas de concentração, ou por agitação, ou até outro motivo, você vai sentir dificuldades.

Por isso, a proposta é: começe devagar, com poucos minutos por dia. 3 ou 5 min. O pulo do gato é a frequência. Fazer pouco, mas todo dia, como rotina, na mesma hora. Encontrar o espaço e a hora de tranquilidade no dia, talvez acordar 10 min mais cedo. Incluir na rotina, como uma prescrição médica.

Sente-se de maneira confortável, mas com a coluna ereta e alinhada, queixo paralelo ao chão, quadril encaixado. Ajuste os ombros fazendo uma rotação pra trás e para baixo. Você pode sentar como índio, se isso for confortável pra você (posição semi-lótus) ou sentar-se em uma cadeira com os pés paralelos e apoiados no chão, mãos sobre os joelhos (posição egípcia). Agora foque sua atenção completamente em algo externo a você, como os sons ambiente, movimentos de folhas de árvores ou carros passando. Ou algo interno em você, como movimentos abdominais ou sua respiração. Como preferir. Meditar é focar toda a sua atenção em algo por alguns minutos. Imagine que precisa saber se está movimentando catarro quando respira (interno), ou se alguém está chegando perto da sua casa (externo). Ou qualquer outra forma de ficar completamente focado. Esse é o segredo da meditação. O foco. Com o tempo, você vai acostumando a manter o foco relaxado, sem tensão, e conseguir os mesmos resultados. Como resultado desses minutos diários de meditação você vai sentir uma descompressão da sua mente, por ter parado por esse tempo a mente de trabalhar de forma circular, que gera ansiedade, agitação e tristeza.


Agora, com essas 6 dicas preciosas, você tem tudo pra sair dessa, e retomar de vez o controle do seu destino. Teste, experimente, depois volte aqui e divida com a gente!

 
 
 
bottom of page