5 verdades inconvenientes da indústria da dieta que ninguém quer que você saiba
- Carol Avileis
- 9 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Vamos supor que você comprasse um carro, e ele quebrasse depois de pouco tempo. Você levaria na loja e arrumaria, só pra ele quebrar novamente em pouco tempo. Ao repetir esse processo somente algumas vezes, você chegaria a conclusão que o carro tem algum defeito sério de funcionamento, e você precisa de outro carro, porque esse não tem qualidade, não funciona.
Mas... dificilmente encontro pessoas que fizeram apenas uma dieta na vida. Geralmente o número passa de 3, mas a maioria nem saberia me dizer quantas dietas fez. Incrivelmente, as pessoas acham que as dietas não deram certo por culpa delas! E, diferente da minha metáfora com o carro, não questionam se o problema não está no processo da dieta em si.
Nesse post te levo a pensar sobre a quantidade de interesses financeiros que existem em se perpetuar o mito de um corpo perfeito e da dieta e exercícios para o emagrecimento. Vamos juntas nessa jornada, rumo à liberdade?
1. O corpo perfeito vale dinheiro

Se você pudesse ter milhagens pelo dinheiro que gastou entre dietas, chás milagrosos, suplementos e programas de emagrecimento você teria milhas pra ir pra lua e retornar. A industria da dieta tem a expectativa de faturar até 2023 $279 Bilhões de dólares!
2. A culpa não é sua das dietas não funcionarem

Apesar de 95% de todas as dietas falharem, você ainda se culpa por não ter conseguido, e não culpa a dieta. Não é irônico que o processo da dieta tenha uma taxa de falha tão grande e mesmo assim você acredita que a culpa é sua? A maioria das pessoas que perde peso irá ganhar todo esse peso de volta, e 2/3 dessas pessoas irão ganhar ainda mais peso do que perderam.
3. Você é ensinada a ser gordofóbica

O principal fracasso da dieta é que ele promove a gordofobia por não reconhecer que as pessoas são de formas e tamanhos diferentes e que cada indivíduo tem valor da forma como eles são. Os planos alimentares estão mantendo as pessoas atreladas a cultura da dieta. Os médicos e nutricionistas foram treinados na faculdade para relacionar o peso da pessoa à sua condição de saúde. Existe muito mais relacionado à saúde do que o que você come: sua relação com a comida, sua saúde mental, os fatores sociais determinantes da saúde, entre outros. Além disso, o peso corporal não é um comportamento. Começamos então uma jornada de um desaprender e é desconfortável no começo.
4. Comer não é perigoso

Se você é como a maior parte dos meus clientes, você está cansada de fazer dietas e seguir planos alimentares rígidos, mas ao mesmo tempo você fica aterrorizada de comer. A maior parte dos meus clientes chegam pra mim desconfortáveis com seus corpos. Meu trabalho é mostrar pras minhas clientes que existe uma forma de comer, sem lutas e saudável para seu corpo e sua mente. É um processo que te liberta da prisão da dieta (que só leva a privação, revolta e ganho do peso perdido).
5. Você tem valor, independentemente do seu peso

Algumas pessoas chegam a mim somente querendo perder o peso que tinham ganho. Mesmo sentindo-se mal consigo mesmas e com seu corpo, e achando que elas só teriam valor se perdessem peso, eventualmente elas aprendem a encontrar conforto e gratidão no aqui e agora.
Então eu não vou emagrecer?

Isso não quer dizer que a pessoa não vai emagrecer, mas esse emagrecimento será no longo prazo. Ao invés de colocar como meta o emagrecimento, a meta é encontrar paz consigo mesma e com seu corpo, reconectando-o com o comer intuitivo.
Como vou emagrecer então?

Se você estiver preocupada em perder peso, isso irá sabotar qualquer tentativa de reconectar seu corpo com os sinais do comer intuitivo. Quando você foca no peso, isso coloca sua atenção em fatores externos para comer - como tamanhos de porções, os macro grupos de comida - ao invés de trazer sua consciência para os sinais internos. Ao invés disso, o objetivo é focar no seu progresso diário - como obter mais satisfação de suas refeições e ficar mais presente no comer e no viver em geral - e isso te dará um senso de conexão, que irá levar a sentimentos de bem estar e alegria.

Aqui nesse blog você terá informações sobre como entrar em contato com o seu corpo novamente e deixar que ele intuitivamente coma o que precisa e quanto precisa comer.
Comments