O segredo que "O Segredo" não conta
- Carol Avileis
- 5 de jul. de 2020
- 4 min de leitura

Depois dos filmes "O Segredo", "Matrix" e "Avatar", milhares de pessoas começaram a ganhar muito dinheiro vendendo a idéia de que basta você pensar com convicção o bastante, imaginando e sentindo como se acontecesse o que você quer, que tudo ia magicamente se realizar, se materializar.
Mas o que ninguém conta, e que é mais simples do que parece, é que todas as minhas reações, comportamentos, sentimentos, angústias, e, muitas vezes, até doenças, estão ou começaram na minha mente.
Aqui vamos ter uma conversa de gente grande.

A realidade não é na verdade exata, mas sim percebida. O que acontece nesse exato minuto à sua volta nada mais é do que uma interpretação que você dá dos estímulos ambientais que você recebe, baseados na sua genética, história de vida e comportamentos aprendidos no passado. Como você pode imaginar, essa forma de decodificar a realidade varia de indivíduo para indivíduo.

Inclusive, nem tudo o que percebemos ao nosso redor é armazenado na nossa memória, mas apenas aquilo que está associado à emoções ou aquilo que foi repetido o suficiente para que nosso cérebro entenda que é relevante.

Baseado então nas emoções associadas a cada memória, um repertório começa a ser criado. Você aprendeu que em determinada situação, seu comportamento sendo de uma determinada forma, pode significar um resultado muito bom ou muito ruim. Dependendo do resultado do seu comportamento nesse momento, você irá aprender a repetir esse comportamento ou a descontinuá-lo, porque não deu muito certo agir daquela forma. E é aí que mora seu poder: entender que tudo é um comportamento mais ou menos aprendido ao longo da sua história. A forma como o outro aprendeu o comportamento dele com a mesma realidade vai depender do que ele entende por importante, que por sua vez também varia de acordo com a história de vida e familiar dele, por exemplo. Ou seja, não adianta esperar que o outro tenha o mesmo comportamento que você na exata situação que você está vivendo.

Essa maravilha que é o estudo comportamental traz pras nossas mãos o poder de mudar nossas ações. Eu sei que cada comportamento é disparado por um ambiente que me estimula (o que eu posso mudar), pela minha história de vida e minha genética (nenhum dos dois eu posso mudar). Eu sei que eu tendo a repetir esse comportamento quando me dou bem (tenho um reforço) e tendo a não repetir esse comportamento se me dou mal (tenho uma punição).
Use um caderno ou diário como auto terapia

No caderno, dedicado só pra você colocar o que te aflige ou algo que queira trabalhar em você mesma (e não um mapeamento da sua rotina, isso é outra coisa) é um lugar pra escrever sobre qualquer situação, comportamento e sentimento resultante que você quer trabalhar. Se você quer ter resultado na sua vida, você sabe que a chave está em alterar comportamentos.
Como exemplo, se você ficou triste com alguma coisa que foi falada pra você, você pode escrever a situação no caderno e as emoções que vieram da situação. Depois, pode entender o que aconteceu antes, quais memórias essa situação despertou, e o que poderia ser feito pra que o comportamento de se sentir triste fosse alterado, seja pela mudança nos estímulos (não dar chance pra aquela pessoa falar isso) ou trabalhando no significado disso pra você (deixando de ser um reforçador, baseado em algo do passado, uma memória ou baixa autoestima, por exemplo).
Faça psicoterapia ou psicanálise

Na terapia e na análise, você irá ter um profissional te atendendo de modo individualizado e te ajudando a encontrar respostas e recursos para a mudança que você busca. Através de sessões que te levarão a um processo de mudança, seus comportamentos vão sendo alterados e muitas coisas legais começam a ser descobertas.
Leia livros relacionados ao que você quer mudar

Existem muitos livros hoje em dia sobre praticamente qualquer situação que você viva e queira mudar. Lógico... existem livros bons e outros não tão bons. Mas a maioria também foi avaliada em sites de leitores e você pode entender se esse livro é pra você ou não antes de investir dinheiro e tempo nele. A leitura de um livro faz coisas por você que um filme não faz, justamente pelo uso do seu racional e pelo tempo que você passa em contato com aquele assunto. Lendo sobre o assunto irá te trazer insights e motivação, além de aumentar ainda mais seu desejo e inspiração para a mudança.

Há quem diga que esse é o segredo do sucesso. O segredo da mudança, o grande trunfo dos grandes. Saber que você está no controle de tudo, e não tudo está no controle de você!
O caminho é fácil? Muitas vezes não, envolve encarar realidades que estavam escondidas e disfarçadas dentro da sua mente. Muitas vezes também é longo, porque nossa vida é cheia de voltas e curvas, e às vezes o óbvio está escondido debaixo de várias cascas.
Mas é empoderador você saber HOJE que tudo está nas suas mãos, depende de você e de sua atitude pra mudança.
E aí? O que você quer mudar hoje? Comenta aqui pra mim!
Comments